Novos convertidos não podem compartilhar suas experiências na Líbia

Depois de algum tempo, podendo chegar a anos, a tendência normal de todo cristão isolado é tentar se conectar com outros cristãos. Na região da Líbia, uma rede de acompanhamento ajuda novos irmãos a continuarem suas vidas com Jesus. Algumas mulheres conseguiram entrar em contato com outros por telefone. Finalmente podiam fazer todas as perguntas que ainda tinham, como: “Como eu vivo como uma cristã? Com que frequência preciso orar e como devo fazer isso? Como funciona o jejum? O que é um casamento cristão?” Muitos não entendem completamente o que ser um cristão realmente significa. Eles aceitam a Jesus, têm experiências com ele, mas não podem compartilhar sobre isso com outros. Assim que começam a fazer as coisas diferentes das outras pessoas ao redor, arranjam problemas.

Todos tentam se manter discretos. Procuram na internet possibilidades de se conectar com outros cristãos. Mas assim que alguém descobrir sobre sua fé, os problemas e as perseguições começam. Na Líbia, há exemplos de jovens que foram pegos na escola. Eles são vistos como um escândalo para a família, são agredidos e algumas vezes entregues para alguém da milícia, para que possam ser “reeducados”. Outros ficam presos em casa.

A vida de um novo cristão na Líbia significa solidão, apesar disso, muitos têm uma estratégia para sobreviver. Alguns recebem apoio por meio de canais de televisão cristãos, onde existem equipes de acompanhamento e discipulado. Quando realmente necessário, eles podem ficar em uma casa segura. “Aqueles que me conhecem, não podem descobrir sobre minha nova fé”, pensam.

Muitas vezes um cristão isolado permanece isolado, especialmente quando falamos da Líbia. Em outros países do Norte da África é mais fácil para novos seguidores de Jesus se conectarem com outros cristãos. Na Líbia, eles precisam ser muito cuidadosos. Não confiam facilmente em ninguém, eles têm sempre a consciência de que alguma coisa terrível pode acontecer.

Pedidos de oração

- Ore pelos novos convertidos na Líbia, que eles possam encontrar formas para esclarecer suas dúvidas e outros cristãos para ajudá-los em sua caminhada.
- Peça ao Senhor que restaure sua confiança, que possam ter discernimento com relação às pessoas que procuram.
- Apresente os líderes das igrejas, que eles tenham estratégias para chegar aos novos convertidos e caminhar com eles.

Fonte: http://cpadnews.com.br/universo-cristao/45812/novos-convertidos-nao-podem-compartilhar-suas-experiencias-na-libia.html